Saiba como calcular os BTUs do ar-condicionado
Um cálculo equivocado na capacidade do aparelho pode representar prejuízos no futuro
Se você está pensando em adquirir um ar-condicionado para sua casa ou escritório, já deve ter ouvido falar no cálculo de BTUs do ar-condicionado. O que muitas pessoas não sabem é que essa unidade de medida é fundamental no momento da compra de um novo equipamento.
O que é BTU do ar-condicionado?
Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre BTUs, a potência necessária para o seu condicionador de ar e quais são os fatores que influenciam a climatização do seu ambiente.
A sigla BTU vem do inglês e significa British Thermal Unit. Em português, Unidade Térmica Britânica. Essa unidade de medida é utilizada para dimensionar a capacidade que um aparelho de ar-condicionado tem de refrigerar determinado ambiente.
Quando se fala da potência em BTUs do ar-condicionado, trata-se da energia necessária para que uma temperatura específica seja atingida. Em outras palavras, nada mais é do que a quantidade de frio ou calor necessária para climatizar um local.
A quantidade de BTUs necessária é influenciada diretamente pela metragem do ambiente onde o aparelho de refrigeração será instalado. Além disso, outros fatores são o número de janelas, a quantidade de pessoas que vão ocupar o local e quantos aparelhos irradiando calor há no cômodo.
Ao calcular corretamente os BTUs do ar-condicionado, você poderá influenciar na economia de energia, bem como o bom funcionamento do aparelho. Então, é fundamental que você conheça todas as características do ambiente em questão antes de escolher o modelo de ar-condicionado ideal.
Como fazer o cálculo de BTUs?
Como citado anteriormente, um cálculo equivocado na potência em BTUs do ar-condicionado significa que você não terá o resultado esperado na climatização do ambiente e, ainda, pode acabar pagando mais caro na sua conta de energia. Quando você exige demais do seu ar-condicionado, ele também acaba precisando de mais manutenção do que o normal e tendo a sua vida útil diminuída.
Existem diversos fatores que influenciam a potência necessária para a climatização adequada de um ambiente. O primeiro deles é a metragem quadrada do seu cômodo. Então, quanto maior a área, maior precisa ser a potência do seu aparelho. Outros fatores que influenciam esse cálculo são:
- Quantidade de pessoas que utilizam o ambiente;
- Número de equipamentos que geram calor no ambiente, como televisão, geladeira, fogão, impressora, computador, lâmpadas, entre outros;
- Incidência solar, afinal quanto maior for a incidência de sol no local de instalação, principalmente no período da tarde, maior será a potência necessária para climatizar o ambiente.
- Cálculo de BTUs na prática
- De modo geral, considere 600 a 800 BTUs por m² do ambiente. Quando o cômodo tiver incidência direta do sol, use a base de 800 BTUs.
Por exemplo, vamos calcular os BTUs do ar-condicionado para um cômodo de 20 m² que será utilizado por três pessoas e possui uma televisão. Leve em consideração que temos duas pessoas extras, pois a primeira não entra no cálculo.
Com isso, temos:
600 x 20 m² = 12000 BTUs;
600 x 2 pessoas = 1200 BTUs;
600 x 1 TV = 600 BTUs.
Somando todos os valores, a quantidade mínima de BTU do ar-condicionado precisa ser de 13800.
Porém, se você considerar o mesmo cômodo, mas com uma alta incidência solar, a conta seria:
800 x 20 m² = 16000 BTUs;
800 x 2 pessoas = 1600 BTUs;
800 x 1 TV = 800 BTUs.
Resultando em 18400 BTUs.